Procurando algo ?

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Meu Drama Esmaltístico

Há um tempo atrás eu tinha percebido várias coisas estranhas: Minha pele tava super ressecada, minha boca desidratada, e minha palpébras simplesmente estava descamanado.No íncio achei que fosse apenas desleixo meu , então passei a usar vários cremes de hidratação , mas nada resolvia! nem com reza braba minha pele ficava normal.Comecei a desconfiar que fosse alergia, como se manifestou no rosto , pensei que fosse alguma make, então parei de usar.Mas olhando na blogosfera vi que não tem nada a ver com make, esse são os sintomas de alergia a Tolueno e Formaldeído(Formol), substâncias da maioria de cosméticos, mas em grande parte esmaltes.Eu faço curso técnico de Alimentos , e o curso é bastante envolvido com química , então perguntei aos meus docentes o que afinal são tolueno e formaldeído.Ela me respondeu que eram corrosivos,inclusive o tolueno é utiliado na fabricação de explosivos.São altamentes prejudiciais ao organismo.Sim , eu quase pirei ! Imagina ter que abandonar o seu maior (e melhor)  vício!Mas a minha blogosfera querida me deu a solução ! Esmalte Hipoalergênico. Esse tipo de esmalte não prejudicial a nós , alergicas.A marca mais conhecida do no Brasil que é hipoalergênica é a Colorama. Mas claro que existem outras, como a Ludurana e a Argento. Muita gente não sabe , mas nos EUA e Europa o tolueno e formaldeído são proibidos.Ou seja , os esmaltes importados são hipo ! Pra mostrar a vocês a situação dos meus olhos , fotografei antes mesmo de saber qual era a minha alergia , então com uma semana sem usar esmaltes os sintomas simplismente sumiram ! 




  Pele fica inchada, vermelha e descamando na  área dos olhos, das bochechas e até do pescoço pode ser Dermatite de Contato , sintoma principal da alergia. A foto não captou muito bem, mas meus olhos estava horríveis , chegou ao ponto de descamar até sangrar ! 


Após uma semana sem esmaltes , meu olhinho já tava bem melhor ! Nesse exato momento eu não apresento mais nenhum sintoma.

Como a variedade de esmaltes hipos não está ao meu alcance (tipo os importados) eu vou me virando com Colorama mesmo.Inclusive prometo trazer misturinha pra diversificar um pouco. E pra vocês identificarem os esmaltes hipo dos normais, no título terá informando se ele é ou não hipoalergênico ok ?

Aqui seguem alguns links que podem ajudar a quem se interessou sobre o assunto:




6 comentários:

  1. q bad...tenho uma amiga q tb é alérgica... mas no Brasil tb deveria ser proibido!! o problema é q tá no sangue do brasileiro ser desleixado com a saúde alheia. beijinhoo e q bom q vc melhorou!

    ResponderExcluir
  2. eu to com essa msm alergia e nao fazia a minima ideia q poderia ser esmalte , meus olhos estao um pouco pior q o seu . vc passou alguma coisa neles?

    Por: Aline B.

    ResponderExcluir
  3. Não Aline , só deixei de usar os esmaltes não hipoalergênicos :)

    ResponderExcluir
  4. muito obrigada, estava com esse problema e naum sabia mais o que fazer.
    vc me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, achei a soluçao pro meu problema nem acredito, uma palpebra e uma parte da buchecha perto da boca tab estao desse jeito, vc me ajudou muito vou fazer o teste parar de usar esmaltes nao hipoalergenicos pra confirmar se no meu caso é isso mesmo . ;D

    ResponderExcluir